Música Como Fonte Histórica


O objetivo apresentar a música enquanto fonte histórica. Todos os estilos trazem sua importância em seu tempo histórico. Por isso, a intenção desta aula não é criticar estilos, entrar em detalhes artísticos ou de harmonia. Mas se a música é uma importante fonte histórica, vamos relembrar o que esse conceito significa. Fonte histórica é o que nos conta algo sobre um determinado momento. Pode ser uma foto, um livro, uma carta, um vídeo, um objeto.
A música também é uma fonte histórica, uma vez que sua letra traz o vocabulário de um período, características do modo de vida de um determinado povo, a visão da sociedade de quem a produziu e de quem ouvia aquela melodia. A música é uma manifestação cultural que se apresenta desde os primórdios da civilização humana, servindo pra festas, cultos religiosos,. Também é uma forma de contar uma história, uma lenda, fatos de uma guerra, de heróis, do cotidiano de um povo, ou até mesmo como uma forma de resistência.
Para compreendermos melhor a música enquanto fonte histórica, vamos praticar um exercício simples:
1) Ouçam a música cantada pela dupla Tião Carreiro e Pardinho, de 1961, do gênero conhecido como moda de viola, ou pagode de viola, Rei do Gado.



Agora, reflitam sobre o que ouviram. Amanhã retornarei para continuarmos nosso bate-papo.

Sobre a música de ontem, alguns detalhes: talvez esta canção seja muito diferente do que a maioria gosta de ouvir, porque não tem refrão, é uma história com começo, meio e fim. Por meio desta música, podemos compreender o retrato de um país baseado na agricultura e na pecuária. Algumas palavras como rei do café, peão, rei do gado faz com que percebamos a força da agropecuária em nosso país. Além disso, a música faz a gente compreender que o Brasil é um país que julga as pessoas pela sua vestimenta e pelo que suas roupas podem significar.
O comportamento de uma “elite” que se julga superior ao outro por causa da condição econômica, julga pelas vestimentas alguém indigno de frequentar o mesmo ambiente de alguém com dinheiro. Por isso, podemos até dizer que a música tem uma abordagem critica e humorística pela invertida que ocorre no fim da música.

    2) Ouçam a música Negro Drama, Racionais MCS, do estilo de Rap, estilo ligado as periferias, principalmente de São Paulo, é de 2002,


Agora, reflitam sobre o que ouviram. O que vocês percebem nessa música? Amanhã a gente termina com nossas reflexões.

Esta música expressa um vocabulário da periferia paulista, que se espalhou por outras localidades. É uma música de protesto contra uma determinada realidade. É uma descrição da vida nas periferias das grandes cidades, do preconceito e racismo; um protesto pela péssima condição de vida dos negros, que além de não terem o mesmo acesso à cultura, educação, saúde e trabalho, ainda são tratados como eternos suspeitos, cidadãos de segunda classe.

Viram como ouvir a música, analisar sua letra, interpretar o que ela fala, nos ajuda a conhecer um determinado tipo de pensamento, o que se falava, como se falava, os pensamentos, etc.

Observação;
Essa é uma aula pra ser enviada aos poucos através do WhatsApp, entre um paragrafo e outro se deixa uma pausa pra possíveis perguntas.


Autores:
Neiriberto Camilo Gallo Júnior
Vanessa Portes Galvão Gonzaga

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Crise do Absolutismo e Introdução ao Iluminismo - 8º Ano

As Infecções Sexualmente Transmissíveis e sua influência na História 2ª Parte

Fontes Históricas - Um texto e atividade pro 6º Ano