Racismo nos EUA

Não sei se vocês estão vendo o que está acontecendo nos EUA e tem se espalhado pro mundo, depois da morte de um cidadão negro por um policial, acontecem protestos em várias cidades.O racismo nos EUA não é novo e é algo bem presente e marcante, até a década de 60 existiam as leis Jim Crown, que segregavam, separavam brancos de negros, principalmente nos estados do sul
Interior de um ônibus anos 60
Brancos e negros tinham escolas separadas, até mesmo faculdades, existiam lugares pra brancos e negros, os negros deviam se sentar no fundo no ônibus e se algum branco estivesse em pé deveriam se levantar e ceder o lugar.

Estação Rodoviária
 Colored seria de cor, um termo pra negro, outro era niger, que seria negão, hoje em dia são termos considerados pejorativos, depreciativos e racistas, observe que existia uma separação (segregação) espacial.
Sempre existiram movimentos de resistência dos negros, que lutavam pela igualdade social, dai surgiram movimentos culturais como o rock, que vinha do folk, música dos catadores de algodão.
E o avivalismo pentecostal é mais ligado aos movimentos negros de luta pela liberdade e igualdade.


Cerimonia da KKK
Pra impedir essa liberdade existiam vários grupos de supremacistas brancos, que são grupos que dizem que o branco é superior ao negro, dentre ele a a KKK, ku klus kan, que se reuniam a noite, punham fogo em cruzes e saiam pra linchar “negros rebeldes”.
Até hoje são comuns esses grupos, principalmente nos estados do sul, são o White Power (Poder Branco).





Membros da KKK
Na década de 60 o movimento pela igualdade dos direitos civis, que lutava pelo direito dos negros votar e de que houvesse igualdade tomou força, ai uma observação ganho mais força.
Nos EUA o voto não é obrigatório, você tem que se inscrever pra votar, nos estados do sul os brancos impediam que os negros se inscrevessem, usando a violência.




Vários protestos, movimentos, inclusive com brancos apoiando e participando de passeatas e comitês, dois grandes grupos existiam, um pacifista, que se pautava na desobediência civil e não violência, um dos principais lideres foi o pastor Martin Luther King, eu fez um dos discursos mais bonitos, "I have a dream" (Eu tenho um sonho).

Outro grupo era mais violento usava a violência e tinha um discurso mais revolucionário, eram os Panteras Negras, liderados por Malcon X.


Em 1965 o Presidente Lyndon Johnson assina a lei de igualdade racial e que amplia o direito ao voto aos negros, termina uma fase da história, mas a segregação e o racismo continuam.

Um exemplo da racismo e da hipocrisia que existiam não só internamente, mas no mundo todo ocorreu nas Olimpíadas do México de 1968

Em 1992 um novo incidente, o espancamento de Rodney King, que foi filmado e mostrado em jornal nos EUA, mas os policiais são absolvidos em um julgamento, o que leva uma onde de protestos.

Depois aconteceram vários incidentes menores, ou seja, a luta contra o racismo nos EUA não é algo de novo, é algo que vem aos poucos sendo mudado.
O racismo nos EUA ainda é algo forte mesmo com a eleição de um Presidente, por duas vezes, negro Barack Obama.

Se alguém quiser assistir filme sobre esse período, aqui vão duas sugestões:

Mississípi Em Chamas

Um grupo de ativistas pelos direitos civis desaparecem em uma cidade do Mississípi, agentes do FBI são enviados para investigar. As autoridades locais se recusam a colaborar e a comunidade afro-americana tem medo de ajudar. A situação se complica e se torna mais agressiva.

O Grande Desafio
Baseado na História real do Professor  Melvin B. Tolson da Faculdade Wiley, Texas. Em 1935, ele inspirou seus alunos a formarem a primeira equipe de debate da escola, que desafiou Harvard no campeonato nacional.


Será que no Brasil não existe racismo? 

Será que todos somos iguais de verdade?


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Crise do Absolutismo e Introdução ao Iluminismo - 8º Ano

As Infecções Sexualmente Transmissíveis e sua influência na História 2ª Parte

Fontes Históricas - Um texto e atividade pro 6º Ano