Brasil de 1889-1930 - 9º Ano

Características do Brasil de 1889-1930

O período que vai de 1889 (Proclamação da República) até 1930 (Derrubada de Washington Luís) é chamado de Primeira República, República Velha, ou República Oligárquica, porque esse período ficou marcado pelo domínio das oligarquias (grandes proprietários rurais) sobre nosso país. As oligarquias eram forças políticas que baseavam o seu poder em suas posses, isto é, na terra (os oligarcas eram, em geral, grandes proprietários de terra).

O domínio das oligarquias sobre a política do Brasil começou a ser consolidado a partir de 1894, quando o Presidente Prudente de Morais foi eleito presidente. A eleição dele marcou o fim do período de domínio dos militares

As principais características são:

  • Coronelismo: Coronel era como se chamava o grande proprietário de terras, primeiro esse título era comprado pelos fazendeiros, no período da Monarquia, que pagavam pra usar o título de “Coronel” da Guarda Nacional, com o tempo esse “título” foi a forma como esses proprietários rurais foram chamados.

  • Clientelismo: é a troca de favores, os eleitores são encarados como “clientes”. O político concentra seus projetos e funções no objetivo de atender os interesses de indivíduos ou grupos com os quais mantém uma relação de proximidade pessoal, e em meio a esta relação de troca é que o político recebe os votos que busca para se eleger no cargo desejado.

  • Mandonismo: O coronel exerce um poder grande, em alguns locais ele tem o domínio da polícia, do prefeito , e de outras autoridades, usando esse poder para exercer seu domínio sobre o povo.

Esse período é marcado pela Política do Café-com-Leite, vamos ver o que é isso.

Política do café com leite

Essa política ganhou força no Brasil a partir de 1913, com a assinatura do Pacto de Ouro Fino, entre as oligarquias (grandes fazendeiros, ou coronéis) de São Paulo e Minas Gerais, é revezamento dos candidatos lançados à presidência por essas duas oligarquias.

Segundo esse pacto, paulistas e mineiros alternavam-se na presidência da República. O nome “café com leite” faz referência ao fato de que São Paulo era o maior produtor de café do Brasil, enquanto que Minas Gerais era o maior produtor de leite.

Política dos Governadores

A política dos governadores foi criada durante o governo de Campos Sales, presidente do Brasil (1898- 1902). Foi com a política dos governadores que o funcionamento político brasileiro na Primeira República foi estruturado.

Seus objetivos podem ser assim resumidos: reduzir ao máximo as disputas políticas em cada Estado, prestigiando os grupos mais fortes; chegar a um acordo básico entre a União e os Estados; pôr fim as brigas existentes entre Executivo e Legislativo.

Na prática, essa política funcionava da seguinte maneira: o Governo Federal daria apoio à oligarquia mais poderosa de cada Estado. Em troca, o governo exigia que cada oligarquia apoiasse as propostas do Governo Federal no legislativo.

Assim, as oligarquias deveriam eleger deputados dispostos a atuar em favor do governo no legislativo. Com o apoio à oligarquia mais poderosa, o Governo Federal esperava que os conflitos políticos respingassem o mínimo possível no âmbito federal e ficassem reduzidos apenas ao âmbito estadual.

O funcionamento da política dos governadores dependia consideravelmente da figura do coronel, pois seria ele que, a nível regional, mobilizaria os votos necessários para eleger os candidatos certos, de acordo com o interesse de cada oligarquia.

O coronel usava seu poder financeiro para pressionar as pessoas a votar em determinado candidato. Essa intimidação dos eleitores é conhecida como “voto de cabresto”. Além da intimidação, a fraude das atas que registravam os votos eram uma prática comum.

Economia

No campo econômico, o Brasil seguiu com grande dependência do café. O grande produtor dele no Brasil era o estado de São Paulo.

Na Primeira República também aconteceu um pequeno desenvolvimento industrial, sobretudo no Estado de São Paulo. O desenvolvimento industrial em São Paulo foi, em parte, financiado pela prosperidade do negócio cafeeiro e a cidade de São Paulo concentrou grande parte desse crescimento industrial.

As indústrias receberam um grande número de trabalhadores imigrantes e o crescimento industrial resultou no Surgimento do movimento operário no Brasil, principalmente a partir de 1917, influenciado pela Revolução Russa.

Veja os vídeos:

República Oligárquica

Mandonismo, Coronelismo, Clientelismo - 1ª Parte

Mandonismo, Coronelismo, Clientelismo - 2ª Parte

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Crise do Absolutismo e Introdução ao Iluminismo - 8º Ano

As Infecções Sexualmente Transmissíveis e sua influência na História 2ª Parte

Fontes Históricas - Um texto e atividade pro 6º Ano