Iluminismo e Liberalismo - 8º Ano
Quais as principais ideias do Iluminismo
Como já falamos o Iluminismo se baseava no uso da razão, por isso eles defendiam que o Ensino devia ser para toda a população e gratuito. Do Iluminismo surgiu o Liberalismo político e econômico, que influenciou várias revoluções, movimentos que derrubam, ou limitaram o poder do rei e a burguesia passou a ter mais poder político.
Os principais pontos defendidos era:
Sociedade Igualitária: Todos era iguais perante a Lei, as pessoas não deviam obedecer a vontade de um rei, escolhido por Deus, e sim por Leis, ou uma Constituição, elaborada por representantes eleitos pelo Povo.
Governo Constitucional: Primeiro o poder não podia se concentrar nas mãos de uma pessoa, seguindo a Teoria de Montequieu, seriam 3 os poderes, o Executivo (que executa as leis e governa), o Legislativo (que faz as leis e fiscaliza o Executivo) e o Judiciário (que julga as leis).
Os governantes deveriam ser eleitos pelo povo que também elegeria representantes para formar o Legislativo, em alguns lugares as mulheres demoraram a ser consideradas parte do povo e a ter o direito ao voto.
Economia liberal: Não deveria haver monopólios, nem controle do Estado (governo) na economia, os empresários deveriam concorrer entre si para vender e ganhar consumidores.
A economia deveria ser regida pela Lei da Oferta e Procura. Essa pratica dizia que se existisse muitos produtos e poucas pessoas pra comprar o preço seria baixo, e se existissem poucos produtos e muito compradores, o preço seria alto.
Para entender o Liberalismo Econômico
Liberdade Econômica: não existe controle do que é vendido, nem dos preços, pelo governo, as empresas têm a liberdade de competir entre si, essa competição e que determina o preço dos produtos e os salários pagos aos trabalhadores.
Mercado Livre: Existe uma “mão invisível” que regula (controla) o mercado, a partir a Lei da Oferta e Procura, que diz que quando existe muito de um produto e poucas pessoas querendo ele, o preço e menor, e quando existe pouco produto e muita gente querendo ele, o preço é maior.
O Estado (governo) não deve intervir no mercado, ou seja, não deve tabelar preços, intervir na negociação de salários, e só deve cuidar segurança e da aplicação da Justiça, as demais áreas, como habitação, educação, saneamento básico, etc: devem ser colocados pra iniciativa Privada (empresário).
Esse tipo de pensamento político e econômico foi dominante do século XVIII até o começo do século XX, onde outros modelos foram implementados, na década de 90 ele voltou com força agora é chamado de Neoliberalismo (novo liberalismo), mas com as mesmas bases.
Veja o vídeo:
Iluminismo e Liberalismo
Os principais pensadores iluminista e o que pensavam
Alguns dos principais pensadores do liberalismo, político e econômico, o que pensaram e influenciaram a sociedade moderna.
John Locke influenciou grandes eventos históricos, como a Revolução Francesa e a Revolução Americana. No livro O segundo Tratado sobre o Governo, apresentou uma defesa dos elementos centrais do liberalismo: os direitos individuais e do governo limitado através de uma constituição e da divisão de poderes.
Montesquieu criou a teoria da divisão de poderes em legislativo, executivo e judiciário. Sua influência se reflete em uma série de Estados que hoje adotam esse sistema de governo. Seu trabalho orienta sobre como os governos devem ser estruturados para evitar que o governo abuse de seu poder e viole as liberdades individuais. Para Montesquieu, a liberdade só é possível sob as leis: “liberdade é um direito de fazer o que as leis permitirem e, se um cidadão pudesse fazer o que eles proíbem, ele não teria mais liberdade.
Adam Smith estabeleceu a base intelectual da economia moderna, a ideia de livre mercado. Sua afirmação de que uma “mão invisível” está no coração do mercado está entre as frases mais citadas na economia. Mas ele também explorou a divisão do trabalho, os benefícios do comércio, a mobilidade do capital, o aparelhamento dos mercados pelas empresas e pelo governo e os bens públicos (principalmente a educação universal).
Voltaire defendia o livre pensamento, é atribuída a ele a frase “Não concordo com uma palavra do que dizeis, mas defenderei até a morte o direito de dizê-la”. Ele acreditava em Deus, porém, questionava a Igreja Católica e a monarquia, ele atacava a superstição e a repressão da Igreja.
Jean-Jacques Rousseau defendeu a ideia de que o ser humano nasce bom, porém a sociedade o conduz a degeneração (ao mal). Afirma também que a sociedade funciona como um pacto (acordo) social, onde os indivíduos, organizados em sociedade, concedem alguns direitos ao Estado em troca de proteção e organização. A filosofia política, que surgiu a partir dessa obra e dessas ideias, é conhecida como Contratualismo.
Comentários
Postar um comentário