O Surgimento do Universo, da Terra e dos Seres Vivos - 6º Ano
Uma das perguntas que deixam todos mais ansiosos e de onde tudo veio, Será que teve um criador, ou vários, será que surgiu do nada? Enfim de onde apareceu tudo que existe.
Bem podemos dizer que existem duas teorias básicas (Teoria é uma ideia de como tal coisa acontece):
A Teoria Cientifica: tendo como base os estudos feitos por cientistas de diversas áreas, como a Astronomia, Geologia, Paleontologia, Física, Química, etc; formularam a tese de que o Universo se formou com uma grande explosão o Big Bang e os seres vivos evoluíram com base na Seleção Natural, calma que falaremos sobre isso mais tarde.
As Teorias Religiosas: Na Terra existem vários povos, cada um com sua cultura e sua forma de ver o mundo, esses povos têm suas religiões, cada religião explica a criação do Universo de uma forma, os cristãos creem em um Deus que fez tudo, já os egípcios tudo surgiu da união do nada e do vazio, surgiu a água e dela os deuses, e eles criaram a humanidade.
A Teoria Cientifica
Segundo a Teoria científica o Universo surgiu do Big Bang aconteceu cerca 13,7 bilhões de anos atrás, seria uma grande explosão, onde surgiu o tempo e o espaço, e toda a matéria que deu origem a tudo que existem, o Universo foi esfriando e desse resfriamento foi surgindo as estrelas e planetas. Nuvens de poeira giram em torno de uma estrela e se consolidam, formando os planetas, dentre eles a Terra que tem 4,5 bilhões de anos.
A vida na terra surgiu da combinação de aminoácidos (pequenos elementos) que existiam na água em nosso planeta, que era muito quente, como uma panela de pressão, raios e trovões fizeram com que eles se combinassem e formassem organelas (pequenas partes antes da célula) e a combinação dessas organelas deram origem aos seres vivos.
Os seres vivos foram evoluindo, segundo a Teoria da Seleção Natural, indivíduos (seres) mais adaptados viviam mais e passavam suas características a seus filhos pelo DNA, com o tempo havia mutações, exemplo: um animal alguns nascem com pelo mais fino, outros com pelo mais grosso, acontece um inverno muito forte, com temperaturas baixas, os animais de pelo mais grosso sobrevivem e os de pelo fino morrem. Com isso acontece uma evolução.
Vídeos
ABC da Astronomia - Big Bang
Teorias Religiosas
Falamos em teorias religiosas, porque temos vários povos e com isso com culturas diferentes, formas de se ver o mundo, existem aqueles que são politeísta (vários deuses), outros monoteístas (um deus), esses povos são ligados a natureza e veem em muitos elementos da natureza o ponto de origem do que existe.
Vejam as teorias religiosas, de vários povos:
A lenda de Pan Gu e a criação do mundo na mitologia chinesa
Povo Ioruba
Povo Guarani
Egito Antigo
Grécia Antiga
Origem do Mundo Sempre Preocupou o Homem
Explicar a criação do Universo sempre foi um dos desejos do homem. Todas as religiões apresentam versões deste mistério. Outra maneira de acabar com a curiosidade humana é através da ciência, que usa métodos diferentes para conseguir esse objetivo.
As crenças religiosas têm como base dogmas (que são verdades absolutas), que não podem ser contestadas, e na autoridade “divina”, ou de seus representantes na Terra. As crenças científicas são de outro tipo. Como diz o filósofo e matemático inglês Bertrand Russel (1872-1970), “não é aquilo em que o homem de ciência acredita que o distingue, mas si o como e o porquê de suas crenças”. A visão científica do Universo evoluiu lentamente, num processo de tentativa e erro.
A Astronomia teve grande evolução na Antiguidade, especialmente entre os gregos. Havia uma diversidade de teorias. Um astrônomo, Aristarco de Samos (310-230 aC), antecipou a tese que os planetas giram em torno do Sol e que a Terra gira em torno do seu eixo. A Hipótese foi rejeitada pela maioria dos astrônomos da época. Outro astrônomo grego Ptolomeu (século II aC), diziam que a Terra era o centro do Universo e os corpos celestes se moviam em movimentos circulares uniformes, essa teoria foi aceita por mais de 1.400 anos.
As pesquisas de Nicolau Copérnico (1473-1543), Kepler (1571-1630), Tycho Brahe (1546-1601) e Galileu (1564-1642), entre outros, mudaram a visão do mundo, colocando o Sol no centro do Sistema Planetário. Com o progresso da investigação astronômica, nosso sistema solar perdeu mais ainda a importância que tinha aos olhos dos antigos. O Sol é uma pequena estrela de uma galáxia que comporta inúmeras estrelas, de um universo com inúmeras galáxias.
A humanidade acreditou por muito tempo que estava no centro do Universo, hoje em dia sabemos que o universo não tem centro.
(Folha de S Paulo, 20/01/86)
Em que se baseiam as crenças religiosas?
O que distingue o homem de ciência, segundo Bertrand Russel?
Qual Ciência que teve grande importância no conhecimento do Universo?
Comentários
Postar um comentário