Assírios. Guerreiros famosos - 6º Ano
A Assíria era essencialmente uma nação de servos que viviam presos à terra que cultivavam; eles podiam ser vendidos juntamente com a propriedade. Deviam obediência à vila mais próxima. Esta, por sua vez, estava presa à cidade pela obrigação de pagar impostos, participar nos festivais religiosos e obedecer aos mandatos administrativos. As cidades – dentre as principais Assur, Ninive, Erbil e Ninrod – estavam sob a autoridade do rei.
Em teoria, o rei assírio possuía poder absoluto sobre todos os aspectos do governo – econômico, diplomático, político, militar e religioso. Embora reconhecido como humano, acreditava-se que fosse um enviado dos deuses, em especial de Assur, a divindade principal, representada por um disco alado. Por isso, o rei vivia distanciado dos outros mortais; só o superintendente do palácio tinha acesso regular a sua presença.
Para o rei, não era tarefa fácil manter satisfeitos os deuses. Estava constantemente submetido a rituais árduos como jejuar e ficar isolado durante uma semana numa cabana de junco verde. Às vezes, os augúrios indicavam que os deuses estavam terrivelmente descontentes.
A principal atividade intelectual dos assírios era examinar o conhecimento acumulado pelos babilônios e seus predecessores sumérios. A grande biblioteca de Nínive estava repleta de placas cuneiformes que continham cópias dos rituais religiosos, orações, presságios, encantamentos e maldições, junto com listas exaustivas de deuses, corpos celestes, minerais, árvores, alimentos, móveis e qualquer outro assunto que tivesse merecido atenção dos antigos habitantes da Mesopotâmia.
Os assírios só demonstravam interesse pessoal por novas técnicas na arte a na ciência da guerra. Seus imensos exércitos, às vezes contando com 200 mil homens, podiam marchar 50 quilômetros por dia pelas estradas, algumas pavimentadas com pedras, que haviam sido construídas em todo o império por engenheiros militares.
Questões sobre o texto:
Como era a Assíria?
Quais as principais cidades da Assíria, que estavam sob autoridade do rei?
Qual era o poder do rei?
Qual a principal atividade intelectual dos assírios?
Em que os assírios demonstravam especial interesse?
Comentários
Postar um comentário