O Homem na América e no resto do Mundo - 6º Ano
2)Teoria da Cabotagem: consiste na ideia de que o homem chegou a América atravessando o Oceano Pacifico (vindo pela Oceania e a polinésia) através dos cabotes (meio de transporte).
3)Teoria de Walter Neves (brasileiro): a mais aceita, pois afirma que o continente americano foi habitado em épocas diferentes e por caminhos diferentes.
É geral entre os arqueólogos a noção que o povoamento do continente americano ocorreu bem no fim do Pleistoceno.
O assentamento é marcado por sítios arqueológicos bem definidos e conservados, “aceitos” pelos especialistas.
Na América do Norte, domina o chamado horizonte Clóvis, de 11.200 anos. Na América do Sul, existem vários sítios contemporâneos.
Diversos deles podem ser mais antigos, como ode Monte Verde, no Chile, com mais de 12.500 anos, extraordinariamente bem preservado e com rico material arqueológico.
Niede Guidon e colaboradores, no Brasil, escavaram durante mais de dez anos, a partir de 1978, o sítio da Toca do Boqueirão da Pedra Furada, localizada na caatinga do Piauí e com datações que vão de mais de 48 mil anos a 14.300, até agora o mais antigo sítio arqueológico do Novo Mundo.
Seus descobridores defendem a presença do homem nessa formação, onde teria deixado sinais de atividade.
A ideia é aceita por uns e contestada por outros.
O sítio fica na reentrância de grande abrigo de rocha de arenito, 70 metros de comprimento por 18, no máximo, de profundidade, e encerra uma grande quantidade de depósitos (cerca de cinco metros). Nele se distinguem duas fases culturais bem definidas. Pedra Furada e Serra Talhada, mais recente.
Em vista das divergências quanto à presença humana em Pedra Furada e quanto à apresentação do sítio e seus objetos, realizou-se em dezembro de 1993 uma reunião internacional em São Raimundo Nonato.
Para o encontro de São Raimundo, foram convidados três renomados arqueólogos norte-americanos, David J Melzer, James M Adovasio e Tom D Dillehey, que publicaram suas observações em “Antiquity”.
Em seu trabalho, esses especialistas contestam a ocupação humana de Pedra Furada e tecem várias críticas construtivas aos trabalhos no Piauí, cujo valor reconhecem.
O que importa, nesses trabalhos, não é a “corrida” para a aceitação dos sítios ou para demonstrar que os primeiros americanos chegaram em uma época, ou outra, mas a reconstrução, por meios dos sítios reconhecidos, dos caminhos trilhados pelos povoadores.
Fonte: Folha de São Paulo 25/6/1995
Questões do texto:
1) Em que período, segundo os arqueólogos, surgiu o povoamento do continente americano?
2) Cite alguns dos mais importantes sítios arqueológicos “aceitos” pelos especialistas.
3) Quais os resultados da reunião realizada em São Raimundo em 1991?
Comentários
Postar um comentário