Mesopotâmia Características Gerais - 6º Ano
A Mesopotâmia era a palavra que os gregos utilizavam para indicar as terras entre os rios Tigre e Eufrates. Atualmente, corresponde aos territórios do norte da Síria e grande parte do Iraque, terminando no Golfo Pérsico.
Por volta do ano de 10.000 a.C., os primeiros seres humanos se fixaram na região da Mesopotâmia, desenvolveram a agricultura e domesticaram os primeiros animais. Assim, o ser humano deixou de ser nômade para se tornar sedentário.
Esta zona tinha uma terra fecunda e se estendia até o Egito. Sua extensão, quando traçada num mapa, recordava à lua crescente e por isso, foi chamada de Crescente Fértil..
Quanto mais comida, mais pessoas podiam se alimentar e viver melhor. Agora, os seres humanos se organizam em cidades. Por outra parte, como a população crescia era preciso também mais espaço de cultivo e então começam as disputas por território.
No entanto, apesar das brigas, por terra, as diferentes cidades começaram a fazer trocas comerciais entre si, com os excedentes de suas colheitas. Por isso, houve a especialização de tarefas entre a população e esta passou a ser dividida entre agricultores, guerreiros e comerciantes.
Também surgiram aqueles que tinham a chave para o sagrado, os sacerdotes e as sacerdotisas. Aparece, assim a ideia de religião, por volta do ano de 6000 a.C.
Com o crescimento das cidades e das trocas comerciais, surgiu a necessidade de controlar os produtos que entravam e saíam. Assim, se inicia o sistema de escrita, primeiro, com símbolos pictóricos, e mais tarde, com desenhos mais simples.
O desenvolvimento da escrita marca para muitos estudiosos do fim da pré-história.
A Mesopotâmia foi o berço de grandes urbes. Citamos algumas como: Ur, Uruk, Nínive, Acádia, Assur e Babilônia
A zona entre os rios Tigre e Eufrates foi ocupada, a cerca de 5.000 anos, principalmente por dois povos: os sumerianos, ao sul e os acadianos, ao norte.
Por volta de 3000 a.C. começam modificações significativas naquela área com o crescimento das cidades e estabelecimento da monarquia como forma de governo.
O primeiro rei a unificar as diferentes cidades na Mesopotâmia foi Sargon I. Sob seu reinado, as cidades mesopotâmicas deixaram de ser rivais entre si e formaram um vasto império, o primeiro criado na história da humanidade
Igualmente, o neto de Sargon I, Narâm-Sîm, foi o pioneiro em declarar-se um ser divino e estabelecer um culto a sua pessoa. Por volta do ano de 2200 a.C., este Império acaba devido à invasão dos povos guti.
Os povos que viveram na região mesopotâmica deram à humanidade inventos que são utilizados em todo o mundo.
Desde cálculos astronômicos, passando pela ideia de trancar as casas com chaves, as sociedades que se desenvolveram naquela zona criaram:
Agricultura e construção de templos;
A Escrita cuneiforme:
Sistema de pesos e medidas unificados;
Divisão administrativa do reino em províncias;
Pagamentos de impostos sob a forma de parte da colheita;
Divisão do ano em 360 dias e a semana em sete dias.
1) O que significa Mesopotâmia?
2) O que marca o fim da pré-história?
3) O que fez com que o ser humano se tornasse sedentário?
4) Cite duas cidades da Mesopotâmia.
5) Para você qual a principal invenção dos povos que viveram na Mesopotâmia? Justifique.
Zigurates
O zigurate era uma espécie de templo construído pelos assírios, babilônios e sumérios, povos da Antiga Mesopotâmia.
Esta construção tinha o formato de uma pirâmide, porém com a presença de espécies de degraus.
Os zigurates possuíam de 3 a 6 andares. Eram construídos de pedra ou de tijolos cozidos ao Sol.
A entrada era feita através do topo do templo, sendo que o acesso ocorria através de uma rampa espiralada, construída nas paredes externas do zigurate.
Sua função religiosa era muito importante, pois os antigos mesopotâmicos acreditavam que os zigurates serviam de morada para os deuses.
Através destas construções, acreditavam que os deuses estariam mais perto da sociedade. Logo, somente os sacerdotes poderiam acessar as partes internas do
Escrita Cuneiforme
No início, a escrita representava pictogramas, que eram gravados em tabuletas de argila, em sequências verticais, com o auxílio de um estilete feito de cana.
Depois, as formas tornaram-se mais simples, que aos poucos foi se transformando em um conjunto de centenas de sinais fonéticos e silábicos. Com o decorrer do tempo, houve outra mudança: deixou de ser escrita em colunas e começou a ser escrita em linhas (escrita horizontal) e da esquerda para a direita.
A escrita cuneiforme era bastante complexa, sendo composta por dois mil sinais cuneiformes originais. Inicialmente formado como um sistema pictográfico, onde o objeto expressava uma ideia, com o tempo, os grifos passaram a ser escritos em tábuas de argila, com o auxílio de um estilete com forma de cunha.
Os textos encontrados incluem cartas pessoais, de negócios, transações comerciais, receitas, vocabulários, hinos, rezas e textos sobre Matemática, Astronomia e Medicina.
Para escrever seu nome em escrita cuneiforme:
Write Your Name in Cuneiform - Penn Museum
1) O que eram os zigurates?
2) Qual a forma dos zigurates? Do que eram feitos?
3) Segundo as crenças dos povos quem morava nos Zigurates?
4) Quando e onde foi criada a escrita cuneiforme?
5) Onde e como era feita a escrita cuneiforme?
6) Pra que servia a escrita cuneiforme?
7) Na sua opinião a escrita cuneiforme era simples ou complicada? Justifique.
Vídeos:
Mesopotâmia - Parte 1
Mesopotâmia - Parte 2
Comentários
Postar um comentário