Feudalismo - Características - 7º Ano

As Características do Feudalismo:

A nova organização social, ou seja, a nova forma de se produzir, recebeu, hoje o no de Feudalismo, porque tudo se baseava no feuda, desde a produção econômica, com a agricultura, até a divisão social e política, de quem tinha o feudo, quem trabalhava nele.

As principais Características dele eram:

  • Economia baseada na agricultura autossustentável, produziam dentro do feudo o que precisavam pra vive, e não pra fazer comércio.

  • Comércio fraco, havia um comércio de produtos caros, como seda e joias.

  • Guerras para aumento territorial eram comuns.

  • Presença de três classes sociais: nobreza (senhor feudal); clero (Igreja); e servos (camponeses);

  • Não existia a mobilidade social, quem nascia servo morria servo.

  • Senhores feudais tinham o máximo poder econômico, jurídico e político, quanto mais terra um Senhor tivesse, mais forte e rico ele seria.

  • Vassalos deviam pagar impostos aos senhores feudais.

  • Igreja Católica tinha um grande poder e influência dentro dos feudos.

Sociedade feudal

A Sociedade era estamental, não havia mobilidade social, segundo a mentalidade da época, ou seja, a forma de se pensar, cada estamento (classe) cumpria uma tarefa na sociedade definida pela vontade divina, se rebelar seria ir contra a vontade de Deus. Eram três estamentos (classes):

Nobres (os que lutam), também chamados de senhores feudais, faziam constantes negociações com o rei em troca de terras, os filhos dos nobres eram os únicos que tinham direito à alfabetização.

Servos (os que trabalham) maior parte da população era os camponeses, estavam presos à terra, não podiam sair de um feudo para outro, mas também não eram escravos, os servos sustentavam as outras classes pagando taxas, em trabalho, ou produtos.

Clero (os que oravam) era responsável por prezar pela espiritualidade da comunidade feudal.

Se dividia em Alto Clero, filhos(as) de nobres que entravam para a Igreja e exerciam os maiores cargos. Baixo Clero, filhos(as) de servos que cumpriam as tarefas mais pesadas da Igreja.

Vídeos:

Feudalismo - Principais Características



O modo de vida feudal e as suas características


Mitos e Verdades Idade Media


Teste seus conhecimentos:

https://rachacuca.com.br/quiz/23185/feudalismo-i/

Jogue:

Era feudal – Jogos da Escola

O rei era a maior autoridade da época. Verdade, mas que, tinha o poder de fato era a Igreja, e até os reis dependiam de seu apoio para exercer a autoridade. Não se pode pensar em feudalismo sem considerar essa realidade: a Igreja foi o principal personagem, impondo os valores do cristianismo a todas as esferas da vida. Para compreender isso, é preciso diferenciar o que entendemos hoje por poder, quase sempre relacionado à sabedoria política ou ao Estado, daqueles poderes que estavam concentrados nas mãos da Igreja. (…)

A cultura desse período era teocêntrica, tudo girava em torno da existência e da vontade de Deus.

Durante a época feudal, pode-se dizer que a descrença era impossível: Deus era testemunha de qualquer compromisso, todas as atividades deviam ser abençoadas, as distrações precisavam de uma desculpa piedosa, o tempo era medido pelas horas da religião, as doenças e insetos que devoravam os corpos e plantações deviam ser esconjurados, as verdades só eram aceitas após o juramento sobre os evangelhos.

Além disso, como consequência, a figura do demônio teve naqueles tempos sua época de maior prestígio. Ao mesmo tempo que os homens procuravam não provocar a ira divina, deviam também escapar das armadilhas que o Anjo do Mal preparava em toda parte, ameaçando triunfar sobre a Terra, seduzindo homens, mulheres e até gerando crianças. Por isso, os fiéis, se quisessem merecer a Cidade de Deus, deveriam abrir mão da Cidade dos Homens, ou melhor, deixar que suas vidas fossem conduzidas pelos intermediários entre eles e a divindade, o clero. E lugar do Bem contra o Mal, a vitória coube à Igreja.

Enquanto o rei e a nobreza tinham suas propriedades divididas por casamentos, heranças, favores e lutas constantes, a Igreja pode acumular entre 20 a 35% de todas as terras. Graças as doações de terra feitas pelos senhores feudais, para garantir seu lugar no céu.

A riqueza mantinha-se e crescia, principalmente devido a organização do clero, que não tinha problemas de heranças, casamentos, e outras alianças. Além disso, o recebimento de dízimos, as doações por penitência, a cobrança de tributos feudais, tudo isso somado, fez com que a Igreja se transformasse na primeira riqueza do feudalismo e senhora de vasto território. 

Vídeo:

Cultura na Idade Média


Curiosidades bizarras sobre a Idade Média



Complete as frases com palavras encontradas no diagrama

1) Principal atividade econômica do Feudalismo era a ______________________.

2) Existiam 3 classes sociais: ________________, ______________ e _____________.

3) Os vassalos pagavam __________ ao Senhor Feudal.

4) A sociedade era ______________, não havia mobilidade social.

5) 6) O __________ é uma das civilizações mais antigas existente no norte da África.

6) A cultura feudal era ___________________.

7) A __________ tinha um grande poder e era dona de grandes propriedades rurais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Crise do Absolutismo e Introdução ao Iluminismo - 8º Ano

As Infecções Sexualmente Transmissíveis e sua influência na História 2ª Parte

Fontes Históricas - Um texto e atividade pro 6º Ano