Povos Originários / Índios do Brasil - 7º Ano


Etnias indígenas no Brasil

No Censo anterior (2010), o IBGE havia identificado 305 grupos étnicos indígenas no Brasil, falantes de 274 diferentes línguas. Dentre eles, há dois troncos principais:

  • Macro-Jê: que incluem os grupos Boróro, Guató, Jê, Karajá, Krenák, Maxakali, Ofayé, Rikbaktsa e Yatê.

  • Tupi: onde estão os Arikém, Awetí, Jurúna, Mawé, Mondé, Mundurukú, Puroborá, Ramaráma, Tuparí e Tupi-Guarani.

Segundo dados do Instituto Socioambiental (ISA), as etnias que se destacam pelo número de habitantes (números do Censo 2010) são:

  • Guarani: originários do tronco da família linguística tupi, os guaranis habitam diversos estados do Brasil e estão divididos em três grupos: kaiowá, mbya e ñadevaesse.

  • Ticuna: pertencente à família linguística ticuna, estão localizados na Amazônia, sobretudo às margens do rio Solimões. Eles são considerados o maior grupo indígena que vive na região.

  • Caingangue: proveniente do tronco da família linguística macro-jê, os caingangues se concentram em quatro estados do Brasil: São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

  • Macuxi: da família linguística Karib, os macuxis encontram-se, na maioria, no estado de Roraima, vivendo majoritariamente em aldeias e pequenas habitações isoladas pelo estado.

  • Guajajara: oriundos do tronco tupi, os guajajaras existentes moram no estado do Maranhão.

  • Terena: da família linguística aruak, encontram-se nos estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e São Paulo.

  • Yanomami: da família linguística yanomami, esse grupo habita os estados do Amazonas e Roraima.

  • Xavante: originários do tronco da família linguística macro-jê, os xavantes estão concentrados em reservas indígenas no estado do Mato Grosso.

  • Potiguara: pertencem ao tronco da família linguística tupi e estão concentrados nos estados da Paraíba, Ceará, Pernambuco e Rio Grande do Norte.

  • Pataxó: da família linguística pataxó, esse grupo encontra-se nos estados da Bahia e Minas Gerais.

Culturas indígenas

As culturas indígenas são diversas, cada etnia tem seus hábitos próprios e um jeito de se relacionar com o mundo. Ainda assim, podemos identificar que muitos povos compartilham modos de vida, rituais e organização social semelhantes

Línguas

Atualmente, existem 274 línguas indígenas identificadas no Brasil, segundo o censo do IBGE de 2010.

A oralidade é algo notório nas comunidades indígenas, sendo que grande parte da cultura é transmitida desta maneira. Todavia, cada vez mais os povos indígenas têm buscado a escrita como forma de registrar sua cultura. Assim, é crescente a produção de escritores de origem indígena.

Organização social

Os povos indígenas que vivem nas comunidades tradicionais formam aldeias, que é um conjunto de habitações organizadas de acordo com a cultura de cada povo. Essas aldeias podem ser classificadas pelo formato: circulares, retangulares, lineares, entre outros. O pátio das aldeias é o lugar onde ocorrem as celebrações e rituais, onde a vida comunitária acontece.

As casas também são construídas de acordo com a tradição de cada povo, respeitando sua religiosidade, a estrutura social, entre outros fatores. São utilizados materiais da floresta, como a madeira e a palha, e os métodos de construção, durabilidade, formato e tamanho são diversos entre si.

Existem muitos indígenas vivem hoje no Brasil em áreas urbanas, habitando aldeias ou não. Um exemplo são as aldeias indígenas Guarani localizadas da Terra Indígena Jaraguá, no município de São Paulo, maior cidade do Brasil.

Nas comunidades indígenas tradicionais a divisão de tarefas é muito clara, de modo que os papéis sociais e tarefas de homens e mulheres são bem demarcados, buscando um equilíbrio.

Tarefas femininas

  • Fazer cestos, vasos e artigos utilizados em festas e rituais;
  • Plantar e colher;
  • Colher frutos;
  • Preparar alimentos;
  • Produzir farinha;
  • Transportar produtos.
Tarefas masculinas

  • Caçar e pescar;
  • Derrubar a mata e preparar o solo para a plantação;
  • Garantir a segurança da aldeia;
  • Construir moradias, canoas e armas.
Os rituais de casamento são muito diversos de acordo com cada etnia, mas, em geral, nas sociedades indígenas tradicionais as uniões são resultados de acordos entre as famílias buscando a manutenção da comunidade.

As crianças indígenas vivem, não somente com a mãe e o pai, mas com toda a família.
De acordo com Aracy Lopes da Silva (1998), o lugar das crianças pequenas, nas aldeias, é sempre perto da mãe. Além disso, ela afirma que: “A vida das crianças acontece num cenário ‘de verdade’. […] De verdade e não de ‘mentirinha’. Cozinham mesmo, caçam mesmo, coletam mesmo, transportam mesmo os produtos colhidos na roça. […]”.
Os adolescentes, a mesma autora, ao se referir à adolescência indígena, diz que: “Do ponto de vista individual, é o tempo de vivenciar grandes transformações no corpo, ampliar […] seus relacionamentos com outras pessoas, começar a conhecer a sabedoria do seu povo, ter os primeiros amores, começar a participar […] da vida social […]”.
Os adultos “ser adulto significa também poder ter cargos e funções especiais. Podem estar ligados aos rituais: o cantador (aquele que ‘puxa’ os cantos), o tocador de alguns instrumentos, o ‘mestre de cerimônia’, a pessoa encarregada de representar um personagem determinado numa cerimônia”.

Religião

A religiosidade dos povos indígenas não se separa de todo seu modo de viver. Em geral, os povos indígenas acreditam em divindades que se ligam a elementos da natureza, animados por espíritos criadores de tudo que existe. Estas divindades são cultuadas por meio de rituais, que envolvem cantos, danças, práticas alimentares e pinturas corporais que, como sempre, variam de povo a povo.

Também são bastante presentes os chamados ritos de passagem, que demarcam a saída da infância para a vida adulta e são diferentes para homens e mulheres.

Nas comunidades indígenas tradicionais é marcante a presença de uma liderança religiosa. Em tupi, essa liderança é chamada de pajé, mas há outros nomes dependendo da língua. Seu papel é fazer a intermediação entre a comunidade e o sagrado, aconselhando e realizando a cura. Isto porque este líder é considerado um sábio conhecedor das plantas e rituais, sendo capaz de se comunicar com os ancestrais.

Arte

O uso das cores e de certos materiais estão relacionados aos ritos de passagem, celebrações agrícolas e do cotidiano.

Herança

As culturas indígenas são uma das matrizes formadoras da sociedade brasileira. Dentre os costumes herdados dos indígenas destacam-se:

  • O uso da rede de dormir;
  • A utilização do milho, da mandioca, do guaraná e demais frutos nativos;
  • O emprego de várias ervas medicinais;
  • As técnicas de fabricação de canoas, jangadas e artefatos de palha e cipó;
  • O uso de técnicas agrícolas tradicionais como a coivara (queimada das roças antes de fazer novo plantio), etc.

A língua portuguesa falada em nosso país possui uma infinidade de palavras de origem indígena, como Iara, Jaci, Itu, Itapetininga, Anhanguera, tapioca, beiju, pamonha, gamela, puçá, arapuca, dentre outras.

Na sociedade colonial, a união entre indígenas e brancos - no princípio considerada ilegítima - ganhou o nome de "mameluco" ou "caboclo". Por sua vez, a união entre indígenas e negros deu origem aos termos "cafuzo" e "caboré".

Fontes: www.todamateria.com.br e www.escolaeducação.com.br

Vídeos:

Guerras do Brasil - As Guerras de Conquista


A Incrível Mitologia Indígena Brasileira


A influência indígena no português brasileiro


Guia Politicamente Incorreto - Aceite Jesus que doí menos

Exercícios


01) São características das nações indígenas brasileiras antes da chegada dos portugueses ao Brasil, exceto:

a)(  )Eram civilizações politeístas.
b (   )As terras eram de uso coletivo entre os integrantes da aldeia, não havendo a ideia de propriedade privada.
c) (   )Economia baseada na caça e coleta de frutos na mata.
d) (   )Organizavam sua vida através do modelo capitalista.
e) (   )Seus deuses estavam relacionados com fenômenos e ações da natureza.

02) Qual dos povos abaixo não corresponde a uma nação indígena brasileira?
a) (   )Yanomami.
b) (    )Tupinambás.
c) (    ) Tupiniquins.
d) (    ) Apaches.
e) (   ) Xavantes.

03) Assinale a alternativa correta com relação aos povos indígenas brasileiros.
Quando os portugueses chegaram ao Brasil, o território já era ocupado por milhões de habitantes, chamados de povos originários. A relação entre eles e os europeus foi totalmente pacífica durante os anos de colonização.

a) (   )Apesar de serem diversas as nações indígenas que vivem no Brasil atualmente, as características dos diferentes povos são as mesmas, não havendo diferenças culturais entre eles.
b) (   )Quando falamos em civilizações indígenas no Brasil, é um erro pensar nelas apenas de um ponto de vista do passado, como se esses povos não mais existissem. Muitas das nações originárias existentes no período da chegada dos portugueses continuam existindo no Brasil, mantendo seus costumes e tradições.
c) (   )Não existem mais indígenas no Brasil. Isso porque os descendentes dos indígenas, diferentemente de seus ancestrais, incorporaram em sua cultura diversos elementos oriundos do modo de vida do homem branco.
d) (   ) Nenhuma das anteriores.

04) Sobre os povos indígenas brasileiros, assinale o que for correto:
Diversos costumes presentes em nosso dia a dia são oriundos da cultura de povos indígenas brasileiros, tais como a ideia de propriedade privada, dormir em redes e algumas técnicas de queimada da roça antes do plantio.

a) (   )A maior parte das civilizações indígenas brasileiras tinham o monoteísmo como prática religiosa.
b) (   )A prática da antropofagia nunca existiu entre os indígenas brasileiros.
c) (   )Muitas das civilizações indígenas brasileiras utilizam a divisão sexual do trabalho em sua organização diária.
d) (   )A demarcação de terras indígenas tem se mostrado desnecessária desde o início dos anos 2000, pois os povos indígenas não tem mais interesse em viver nas terras de seus antepassados.

05) A língua de que usam, por toda a costa, carece de três letras; convém a saber, não se acha nela F, nem L, nem R, coisa digna de espanto, porque assim não têm Fé, nem Lei, nem Rei, e dessa maneira vivem desordenadamente, sem terem além disto conta, nem peso, nem medida.
GÂNGAVO, P M. A primeira história do Brasil: história da província de Santa Cruz a que vulgarmente chamamos Brasil. Rio de Janeiro: Zahar, 2004 (adaptado).

A observação do cronista português Pero de Magalhães de Gândavo, em 1576, sobre a ausência das letras F, L e R na língua mencionada, demonstra a

a) (   ) simplicidade da organização social das tribos brasileiras.
b) (   ) dominação portuguesa imposta aos índios no início da colonização.
c) (   ) superioridade da sociedade europeia em relação à sociedade indígena.
d) (   ) incompreensão dos valores socioculturais indígenas pelos portugueses.
e) (   ) dificuldade experimentada pelos portugueses no aprendizado da língua.

06) 
TEXTO I
Documentos do século XVI algumas vezes se referem aos habitantes indígenas Como “os brasis” ou “gente brasília” e, ocasionalmente no século XVII, o termo “brasileiro” era a eles aplicado, mas as referências ao status econômico e jurídico desses eram muito mais populares. Assim, os termos “negro da terra” e “índios” eram utilizados com mais frequência do que qualquer outro.
SCHWARTZ, S. B. Gente da terra braziliense da nação. Pensando o Brasil a Construção de um povo. In: MOTA, C. G. (Org.) Viagem incompleta a experiência brasileira (1500-2000). São Paulo Senac, 2000 (adaptado)

TEXTO II
Índio é um conceito construído no processo de conquista da América pelos europeus. Desinteressados pela diversidade cultural, imbuídos de forte preconceito para com o outro, o indivíduo de outras culturas, espanhóis, portugueses, franceses e anglo-saxões terminaram por denominar da mesma forma povos tão dispares quanto os tupinambas e os astecas.
SILVA, K. W.; SILVA, M. H. Dicionário de conceitos históricos, São Paulo: Contexto, 2005

Ao comparar os textos, as formas de designação dos grupos nativos pelos europeus, durante o período analisado, são reveladoras da
a) (   )concepção idealizada do território, entendido como geograficamente indiferenciado.
b) (   )percepção corrente de uma ancestralidade comum às populações ameríndias.
c) (   )compreensão etnocêntrica acerca das populações dos territórios conquistados.
d) (   )transposição direta das Categorias originadas no imaginário medieval.
e) (   )visão utópica configurada a partir de fantasias de riqueza.

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